× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Crianças e animais de estimação: ótima combinação.

Crianças e animais de estimação: ótima combinação.

setembro 3, 2012 | Desenvolvimento, Todos Posts

A maioria dos bebês e crianças é louca por animais de estimação. E chega uma fase em que eles querem levar todos que encontram na rua para casa. A primeira coisa que os pais pensam é na questão da limpeza, mas saiba que esses amiguinhos podem representar muito mais que uma boa companhia para os pequenos, sendo uma poderosa fonte de estímulo físico, psíquico e emocional.

Amizade benéfica
A relação do animal com a criança desperta nela estímulos físicos como andar atrás do animal, pegar no colo, fazer carinho. Os sentidos também são estimulados com o cheiro, movimento e sons que o animal emite.
Além disso, um animal de estimação desperta sentimentos como companheirismo, lealdade, cuidado, carinho desde muito cedo. O respeito a todas as formas de vida também é outra importante lição que os animais trazem para crianças e adultos.

Os pais
A decisão de ter um animal de estimação deve ser discutida por toda a família e, principalmente, devem ser anotados e explicados todos os cuidados que o bichinho precisa receber. Desde os cuidados diários com a higiene da casa e do amiguinho, a alimentação, cuidados veterinários, até o modo de fazer carinho.
A criança precisa ter sua parte de responsabilidade na criação do animal de estimação, que deve aumentar de acordo com a idade e habilidades que ela adquirir.
Os primeiros contatos entre a criança e o animal de estimação devem ser sempre supervisionados por um adulto a fim de sempre direcionar e ensinar a criança sobre a conduta diante do novo amigo.
Qual animal de estimação?
A escolha do bichinho de estimação mais indicado pode ser feita juntamente com um veterinário. Diversos aspectos devem ser considerados, como idade da criança, espaço físico, personalidade da criança e também da espécie.
Depois da escolha, incentive a criança a participar da preparação do espaço dedicado ao bichinho de estimação na casa, assim como a escolha dos utensílios. Dessa forma, o senso de responsabilidade dela diante do novo amigo só vai aumentar.
Incentive sempre essa combinação e troca. As crianças e os animais agradecem.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco