× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Quando as crianças devem começar a tomar banho sozinhas?

Quando as crianças devem começar a tomar banho sozinhas?

novembro 28, 2014 | Desenvolvimento, Higiene, Todos Posts

A relação das crianças com o banho passa por diferentes fases. No começo, elas podem estranhar um pouco, mas, assim que crescem um pouquinho, o momento passa a ser muito divertido e repleto de brincadeiras.

Então chega uma hora em que já podemos deixá-las tomar banho sozinhas e aí a relação delas com a higiene pessoal passa a ter um pouco de responsabilidade.
Por volta dos 4 ou 5 anos, a maioria das crianças já manifesta essa vontade do banho “solo” e já podemos deixá-las se familiarizarem com essa condição, com supervisão sempre e auxílio quando necessário.
Esse é o momento em que devemos passar a elas as orientações de como fazer a higiene pessoal. Mas não precisamos transformar isso em um momento sério demais, ou seja, o ideal é sempre deixar espaço para brincadeiras.
Uma dica é escolher produtos próprios para a faixa etária do seu filho. Assim, além de divertido, o banho se torna um momento seguro. Um bom exemplo é a linha Neokids Eco, que, além de proporcionar uma limpeza eficaz para as crianças, transforma o momento do banho em uma grande brincadeira.
Deixe que elas levem os brinquedos para o banheiro, mas limite sua quantidade e o tempo do banho, pois, além da economia de água, banhos muitos longos não fazem bem à pele delicada das crianças.
Nesse momento, você pode até aproveitar e conversar um pouco sobre preservação do meio ambiente, economia de água e sobre a importância de escolher produtos de higiene sustentáveis.
Na hora de lavar os cabelos, indique as porções de cada produto que devem usar e auxilie-os a retirar todo o excesso, para não deixar resíduos nos fios.
Estimule a criança a caprichar na limpeza das áreas mais importantes, como as axilas, atrás das orelhas, entre os dedos, a região genital e as dobrinhas.
Terminado o banho, é hora de orientar a criança a enxugar bem entre os dedinhos dos pés, das mãos e o cabelo. Mostre a ela a importância de se finalizar bem a higiene feita no banho — por exemplo, deixando-a pentear os próprios cabelos, colocar um enfeite (no caso das meninas) e vestir uma roupa limpinha e cheirosa.
Com o tempo, essas instruções não precisam mais ser repetidas e o momento do banho passa a ser um momento alegre e também de relaxamento.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco