× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Como aumentar o interesse das crianças pela leitura.

Como aumentar o interesse das crianças pela leitura.

dezembro 5, 2014 | Desenvolvimento, Educação, Todos Posts

Estimular o gosto pela leitura nas crianças é preocupação de boa parte dos pais. Os benefícios de tal hábito são sensíveis: ajuda a desenvolver a linguagem, a criatividade, estimula a consciência de si e do espaço ao seu redor, melhora os relacionamentos, estimula a criança a converter as palavras em ideias e vice-versa, entre muitos outros.
Por tudo isso, o hábito da leitura não pode ser substituído por nenhum outro. Somente com a leitura a criança tem a oportunidade de imaginar as cenas e criar a história despertando a curiosidade e o raciocínio.
Mas nem sempre esse interesse surge espontaneamente, e a família tem papel importantíssimo para despertar e aumentar o desejo das crianças pela leitura. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse desafio.

Primeiros passos
Algumas crianças possuem uma maior resistência à leitura; para elas, ofereça livros curtos, com pouco texto e muitas imagens, pois eles ajudam a atrair o interesse imediato das crianças.
Textos com poucas narrativas e muitos diálogos também costumam ser mais interessantes para os pequenos que estão iniciando na leitura.
Passeios literários
Bibliotecas, feiras do livro e livrarias são ótimos locais para que a criança se familiarize com o mundo dos livros e sinta-se motivada a conhecer mais. É comum grandes livrarias promoverem eventos com contação de histórias e com espaços próprios para as crianças explorarem possibilidades literárias. Busque esses locais e eventos e leve suas crianças!
Monte sua própria biblioteca
Ter uma biblioteca pequena em casa e dividi-la com irmãos e amigos é outra maneira de despertar o interesse por novos livros e histórias. Alguns pais gostam de ler os livros dos filhos para, assim, ter a possibilidade de indicar leituras e trocar ideias.
Proporcione experiências
Não só a leitura em si, mas as experiências e vivências adquiridas com ela influenciam no gosto pela leitura.
Uma maneira interessante de proporcionar essas experiências é, ao ver um filme que surgiu a partir de um livro, presentear a criança com essa história; assim ela conhece outro modo de contar aquela história e tem uma nova vivência dela.
Outra ideia é fazer passeios relacionados com o livro que a criança está lendo no momento, como em museus, parques, feiras ou cinema.
Oferecer vários gêneros literários também auxilia nessa experimentação inicial do mundo dos livros.
Fazer experimentos ou atividades com o tema dos livros também as ajuda a exercitar a imaginação.
Leia para seus filhos
Ler em voz alta para os pequenos é um das maneiras mais eficientes de despertar neles o gosto pela leitura. As crianças apreciam não só as histórias, mas também o momento junto com os pais.
Pode-se determinar um horário para leitura diária. Se tiver filhos com idades diferentes, procure contar lendas, contos e histórias que possam ser interessantes para todos.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco