× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

5 ideias simples para ensinar sustentabilidade aos pequenos.

5 ideias simples para ensinar sustentabilidade aos pequenos.

junho 22, 2015 | Educação, Todos Posts

É na infância que as crianças absorvem ensinamentos e valores que podem levar para o resto de suas vidas, e é por isso que este é o melhor momento para ensinar a eles sobre sustentabilidade.
Em poucas palavras, sustentabilidade é a capacidade de a gente usufruir do mundo, mas preservando o meio ambiente e não comprometendo os recursos naturais das futuras gerações.
Ser sustentável envolve várias áreas da nossa vida, como alimentação, consumo e estilo de vida. E a melhor forma de ensinar para as crianças é por meio do exemplo e de atitudes que possam incorporar facilmente em suas rotinas. Veja agora cinco ideias simples para ensinar sustentabilidade aos pequenos:

1- Coleta seletiva em casa: essa pode parecer uma atitude simples, mas faz toda a diferença quando falamos em preservação do meio ambiente. Por meio da coleta seletiva, facilitamos a reciclagem e diminuímos a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários. Coloque lixeiras coloridas para a separação do lixo em casa — provavelmente, as crianças vão se empenhar e gostar de separar cada item, e até achar divertido.
2- Doar brinquedos e roupas que não servem mais: a sustentabilidade também passa pelo consumo. Chame as crianças na hora de separar brinquedos, roupas e objetos que não usam mais e levá-los para doação. Além do mais, elas aprendem o valor de ajudar o próximo.
3- Criar brinquedos com materiais recicláveis: as crianças adoram atividades manuais, por isso uma atividade muito legal de se propor é que criem brinquedos e brincadeiras com materiais que iriam para o lixo, como garrafas pet, papelão e caixas de ovos. Além de diversão, ensinamos a reciclar e produzir menos lixo.
4- Plantem uma árvore juntos: plantar uma árvore é uma das atitudes mais simbólicas e que tem impacto em nossa qualidade de vida. Convide os filhos para plantarem uma árvore e aproveite o momento para conversar mais sobre o assunto.
5- Estimule o amor pela natureza: o amor pela natureza e demais seres vivos desperta na criança o sentimento de cuidado e proteção do meio ambiente. Por isso, sempre que possível, proponha atividades ao ar livre, em contato com animais, água e plantas.
Sua participação é fundamental para termos cidadãos mais conscientes e um mundo mais sustentável. Investir tempo e atenção à sustentabilidade também é investir nas suas crianças.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco