× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Banho do bebê: passo a passo para mamães e papais de primeira viagem.

Banho do bebê: passo a passo para mamães e papais de primeira viagem.

setembro 4, 2015 | Cuidados, Higiene, Todos Posts

A chegada de um bebê na família também traz algumas dúvidas com relação aos cuidados. A hora do banho é um desses momentos. É normal os pais terem um pouco de receio nos primeiros banhos do bebê e terem dúvidas de como segurar, qual a quantidade de água ideal, temperatura, entre outras.

Nos primeiros banhos, os bebês podem estranhar um pouco e chorar, e existem algumas técnicas para ajudar a acalmá-los, como enrolar uma toalha ou fralda para que o bebê se sinta protegido.
O mais importante é manter a calma e deixar tudo o que vai precisar à mão. Os produtos devem ser próprios para os pequenos e dermatologicamente testados, como os da linha Baby da Neokids.
Acompanhe o passo a passo:
1- Separe os itens necessários para o banho: você vai precisar de sabonete líquido (ou shampoo e condicionador, dependendo da quantidade de cabelos), banheira com água morna, hastes de algodão, toalha, roupas, fralda, creme para prevenção de assaduras, algodão e álcool a 70% — lembre-se de deixar tudo ao alcance das mãos.
2- Feche portas e janelas: verifique se não há correntes de ar no local do banho e de troca.
3- Coloque água na banheira: a temperatura ideal da água é em torno de 36 a 37 graus e deve chegar até o umbigo do bebê.
4- Retire a roupa e faça uma primeira higiene: após retirar a roupa do bebê, faça uma pequena higiene com um algodão e água morna, principalmente se houver resíduos de cocô.
5- Comece o banho pela cabeça: ao colocar o bebê na banheira, primeiro lave o rosto somente com água. No cabelo, use um pouco de sabonete líquido próprio ou shampoo. Aproveite e lave atrás das orelhas. Enxágue.
6- Lave o corpinho: depois da cabeça, é hora de ir descendo, passando pelo pescoço, lavando bem as dobrinhas, dentro das mãozinhas, passando para as pernas e por último os genitais. Enxágue.
7- Vire o bebê para lavar as costas: depois de enxaguar, é hora de virar o bebê para lavar as costas e o bumbum. Nessa hora é importante observar se o rosto do bebê não está alcançando a água. Quando for virar o bebê, tanto de frente quanto de costas, o certo é pegar no tórax, segurando-o pelo braço, de modo que seu antebraço sustente o pescoço dele.
8- Cuidados finais: é muito importante enxugar bem todas as dobrinhas do bebê com uma toalha bem macia. Na hora de colocar a fralda, coloque uma pequena camada do creme para prevenção de assaduras e certifique-se de que a fralda não está apertando nem incomodando o bebê.
9- Hora de vestir: coloque a roupa com cuidado, começando pelas peças de cima, lembrando de juntar os dedinhos do bebê na hora de passar a manga. Limpe o umbigo com algodão e álcool 70% conforme a orientação do seu pediatra. As orelhas e narinas devem ser limpas com as hastes de algodão, apenas em suas áreas externas.
Pronto! Seu bebê ficará limpinho, vestido e cheirosinho! Aproveite para curti-lo mais ainda!

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco