× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Dicas para motivar seu filho a escrever.

Dicas para motivar seu filho a escrever.

abril 30, 2013 | Educação, Todos Posts

Despertar nas crianças o gosto pela escrita desde cedo só traz benefícios e favorece o aprendizado no ambiente escolar.
E para facilitar que os filhos tenham prazer ao escrever, pais ou responsáveis podem tomar algumas atitudes simples no dia a dia. Não é preciso ensinar os filhos a escrever, mas sim tornar o ambiente familiar mais propício ao aprendizado. Isso não significa pressionar, nem querer que as crianças escrevam antes da hora, mas prepará-las para o momento certo.

1. Tudo começa pela leitura: se o seu filho tomar gosto pela leitura, será mais fácil ter gosto pela escrita. Quase sempre, quem lê frequentemente escreve melhor.
2. Estimular os filhos a seguir regras: tanto na escola quanto no processo de escrita, regras precisarão ser seguidas; então, quanto antes eles aprenderem a respeitá-las, mais fácil será o aprendizado.
3. Use a escrita na rotina da casa: sempre que possível, faça uso da escrita no seu lar, mesmo que seja acompanhada de uma figura se as crianças forem muito pequenas.
4. Use jogos: a brincadeira é a melhor maneira de ensinar algo. Comece com jogos que contenham letras e vá avançando o nível à medida que sentir segurança.
5. Permita a tentativa: deixe que eles tentem escrever e reconheça o esforço.
6. Mostre suas produções: compartilhe com seus filhos seu trabalho e suas produções, eles se sentirão importantes no processo.
7. Não pare: mesmo após perceber que os filhos já conseguem seguir sozinhos, não deixe de incentivar bons hábitos como a leitura, a reflexão sobre o que foi lido e a escrita por prazer.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco