Crianças: como manter um acesso saudável à tecnologia para elas

Tudo o que é em excesso é prejudicial e com a internet não seria diferente. Antes, a preocupação dos pais era a de medir o tempo das crianças com os videogames, hoje, o acesso fácil ao mundo virtual é também motivo de atenção.

Na dose certa

É fato que muitas crianças lidam com a tecnologia melhor do que alguns adultos, pois elas lidam de maneira mais instintiva e espontânea, criando uma relação mais próxima com a internet e os computadores. Por isso, a conexão dos pequenos com o mundo virtual é importante para que eles explorem informações, mas tudo precisa ser inspecionado, pois da mesma forma que existe conteúdo de qualidade na web, existem também informações que não são indicadas para eles. Sem contar que é preciso a dosagem certa para que não viciem e deixem a qualidade de vida escapar.

O que fazer

O uso em excesso da internet pode prejudicar a saúde, a começar pelo sono. Estabelecer um horário máximo para jogar, navegar e até assistir televisão é uma boa medida preventiva, assim como tirar os aparelhos do quarto do pequeno para que ele não caia na tentação de usá-los de madrugada.

Estipule os dias em que o acesso à internet, tv e games estão liberados. Nos finais de semana, leve seu filho para o parque, ou até mesmo no quintal de casa, faça brincadeiras simples, mas que mostre ao pequeno que, nem só de tecnologia vive uma criança para se divertir. Tente reunir mais crianças, como amiguinhos, primos para que haja socialização.

Quando seu filho tiver que fazer pesquisas para a escola e demais tarefas nesse sentido, vale também ensiná-lo a buscar respostas na biblioteca, nos livros didáticos e em outras fontes off-line.

Não esqueça de dar o exemplo. Evite ao máximo usar o celular nos momentos em família, pois você é o espelho de seu filho. Brinque, conte histórias e crie laços.

Se a criança adotar uma postura agitada, um banho relaxante vai acalmá-la antes de dormir. Para isso, conte com os produtos da Neokids, seu filho ficará tranquilo e cheiroso por muito mais tempo.