Regras de etiqueta para visitar recém-nascido

Quando se acompanha a gestação de uma pessoa querida, a ansiedade para ver o rostinho do bebê é sempre grande, não é? Mas, ao chegar o dia tão esperado, alguns cuidados precisam de atenção, por mais que se tenha intimidade com a família. Então, tome nota antes de sair correndo para fazer a visita.

No hospital ou em casa?

Pergunte se os pais preferem receber a visita no hospital ou em casa. Há quem prefira o hospital por conta do apoio das enfermeiras. Informe-se sempre e ligue antes, para que todos possam se organizar. Não se ofenda se eles pedirem que aguarde alguns dias antes de visitá-los, pois cada família tem sua rotina.

Doente

É fato que muita gente sabe disso, mas é bom lembrar que se você não estiver bem, nem pense em fazer essa visita. O recém-nascido ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas, por isso, já sabe!

Cheiro forte

Não tome aquele “banho” de perfume quando for visitar o bebê e tampouco fume, pois ele tem o olfato muito sensível e pode dar alergia.

Higiene

Ao chegar no local da visita, lave as mãos. Se a mãe dispor de álcool em gel, use sem questionar.

Não demore

Visitas não precisam ser demoradas, os pais estão cansados e o pouco tempo que têm para repouso é importante. Há vezes em que o bebê passou a noite toda sem dormir, com cólicas ou por qualquer outro motivo, com ele, a mãe, o pai, ou ambos permaneceram acordados também. Aproveitando o gancho, não peça para acordar o pequeno, mesmo que ele esteja dormindo por muito tempo no dia em que for visitá-lo. Bom senso nessas horas é tudo.

Fotos

É tanta fofura que a gente quer registrar com muitas fotos, não é? Mas, não faça isso sem a permissão dos pais.

Contato

Como citado acima, o sistema imunológico do recém-nascido não está desenvolvido por completo, por isso, não beije o bebê. Outra coisa, não pegue o bebê no colo sem que a mãe ofereça.

Conselhos

Às vezes, mesmo na intenção de ajudar, opinar demais, sem que tenha sido solicitado, pode atrapalhar. Conselhos inconvenientes podem deixar a mãe irritada.

Hora de ir embora

Há mães que não gostam de amamentar na frente de visitas, principalmente as de primeira viagem, algumas por conta de dificuldades, então, quando chegar o momento de dar mamar, se despeça e vá embora.

Presente

Não é obrigatório, mas se puder, leve uma lembrancinha. Produtos de cuidados com o bebê são sempre ótimos, pois os pais usam bastante. Uma sugestão: monte uma cestinha com produtos Neokids com xampu, condicionador, talco, sabonete, pomada para prevenção de assadura, colônia entre outros itens que achar necessário. Cubra com papel selofane transparente e amarre as pontas com um laço. Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e levar seu presente para o bebê.