Transição do berço para a cama: o que você precisa saber

O bebê está crescendo e já é hora de trocar o local das “naninhas”, do berço para a cama. Tudo o que envolve mudança exige cuidado para que haja boa adaptação, ainda mais quando se trata de criança, pois qualquer deslize pode se tornar um trauma para ela.

Explique

Tudo começa com uma conversa explicativa sobre a mudança. Aborde os pontos positivos, fale com entusiamo. Conte à criança que ela está crescendo e que o berço se tornará pequeno para seu tamanho e a cama tem um espaço maior e confortável.

Participação

Criança ama fazer escolhas, isso lhe dá a sensação de autonomia e liberdade, então, leve-a para ajudar na escolha da cama nova. Comprar roupas de cama com temas de seus personagens favoritos é outro bom estímulo.

Comemore

Após a primeira noite de sono, comemore e parabenize a criança pela conquista. Quando pessoas te visitarem, conte para elas a boa nova, na presença da criança. Ela se sentirá especial.

Segurança

Tem criança que mesmo no berço já dava suas escapadas, imagine com a cama? Como todo cuidado é pouco, tome medidas importantes de segurança:

Coloque grades ou telas nas janelas, que devem ter travas também; Verifique objetos que possam trazer algum risco no quarto;
Ponha grade na cama, no chão, edredons ou colchonete, pois se ela cair, não se machucará.

Não volte atrás

É claro que em alguns casos a criança não terá logo de cara uma boa aceitação, pode ser que ela tenha recaídas e sinta falta do berço. Nesses casos, fique com a criança até que adormeça, jamais a leve para sua cama. Insista para que fique em seu quarto. Tenha paciência e dialogue com carinho. Em poucos dias, essa frequência de acordar e procurar os pais vai diminuindo e ela passará a dormir confortavelmente em seu próprio quarto

Após montada a cama, desmonte o berço. Caso a ideia seja guardá-lo, não deixe que a criança saiba em que lugar o escondeu, pois ela pode sentir que há possibilidade de montá-lo novamente e isso implicará na transição.

Tranquilidade

Para deixar a criança mais confortável, dê um banho relaxante antes dela dormir, pois uma boa ducha a acalma. Nós contamos com linhas feitas especialmente para os pequenos, com cheirinho que dura por muito mais tempo. Para um sono gostoso e agradável. Conheça nossos produtos no site.